Posted inBrasil

Redes de ensino são mobilizadas para melhorar aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma mobilização nacional para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na análise dos resultados do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025 e na definição de ações para melhorar a aprendizagem no ensino fundamental. A iniciativa Brasil Aprende+ busca orientar decisões pedagógicas ainda neste ano, sem esperar a próxima avaliação, prevista para 2027. Cerca de 5,7 mil municípios foram avaliados, e 442 tiveram média inferior a 5 nos anos iniciais do ensino fundamental.

Até 3 de setembro, o MEC realiza 27 reuniões técnicas com representantes das redes de ensino dos 26 estados e do Distrito Federal. A partir dos dados, gestores vão poder identificar desafios, definir prioridades e elaborar ou revisar planos de ação. O ministério também disponibiliza painéis interativos, relatórios, guias e outros instrumentos para apoiar gestores, coordenadores pedagógicos e professores.

Entre 8 e 11 de setembro, as redes vão poder realizar o Dia D para analisar os resultados do Ideb nas escolas. Depois, o MEC acompanha as ações e pode direcionar formação, apoio técnico e financeiro, além de fortalecer avaliações da aprendizagem. A proposta é permitir que as escolas ajustem o planejamento conforme os resultados obtidos até o próximo ciclo de avaliação, previsto para 2027.

Da Agência Rádio Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *