Posted inEducação

Fies 2026: MEC abre inscrições para vagas remanescentes em outubro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma para a ocupação das vagas remanescentes do Fies no segundo semestre de 2026. As inscrições serão gratuitas e ocorrerão entre 26 de outubro e 3 de novembro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único. O resultado da chamada única está previsto para 16 de novembro.

Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e atender à frequência mínima exigida pela instituição de ensino.

Fies Social terá metade das vagas

O edital reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição atualizada no CadÚnico, considerando os dados disponíveis até 8 de outubro de 2026.

Os estudantes pré-selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme as regras do programa.

Nova verificação de frequência

Como as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente ao financiamento do segundo semestre de 2026, o processo terá uma etapa adicional para verificar se o candidato consegue cumprir a frequência mínima exigida no curso, turno e instituição escolhidos.

A instituição deverá conferir essa condição antes da pré-seleção e novamente durante a validação da inscrição. Candidatos que não atenderem ao requisito poderão ter a inscrição reprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Cronograma do Fies 2026

Para estudantes:

– Inscrições: 26 de outubro a 3 de novembro;

– Resultado da chamada única: 16 de novembro;

– Validação das informações: 17 e 18 de novembro;

– Convocação pela lista de espera: 25 a 30 de novembro.

Para instituições de ensino:

– Oferta de vagas e emissão do Termo de Participação: 1º a 7 de outubro;

– Retificação dos termos: 8 a 14 de outubro;

– Registro do aproveitamento acadêmico: 4 a 6 de novembro.

As mantenedoras interessadas deverão formalizar a participação pelo Sisfies, no módulo FiesOferta, utilizando acesso via Gov.br. Para participar, é necessário possuir Termo de Adesão ao Fies e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) válido.

O edital completo estabelece as regras para estudantes e instituições e está disponível no Portal Acesso Único. As vagas são destinadas exclusivamente à contratação do financiamento no segundo semestre de 2026.

Fontes: Ministério da Educação (MEC); Portal Acesso Único; Diário Oficial da Uniã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *