O ensino médio da rede pública brasileira registrou queda de 62% na taxa de reprovação entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado pelo Inep. No mesmo período, o abandono escolar caiu 61% e a distorção idade-série recuou 28%. Já a taxa de aprovação aumentou 11%, indicando maior permanência e avanço dos estudantes na etapa final da educação básica.
Entre as iniciativas que contribuíram para a melhoria do ensino médio na rede pública está o Pé-de-Meia. Poupança do ensino médio já beneficiou 7 milhões e 200 mil estudantes. O programa oferece incentivo financeiro para os que frequentam as aulas, passam de ano, concluem a educação básica e fazem o Enem, principal porta de acesso à educação superior.
Segundo o Ministério da Educação, os avanços observados no ensino médio também se alinham com ações desenvolvidas na educação básica. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada elevou o índice de alfabetização de 36% para 66% entre 2021 e 2025, enquanto a rede pública expandiu o tempo integral de 15,1% para 25,8% das matrículas, alcançando 8,8 milhões de estudantes.
Da Agência Rádio Gov
