Foto: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começa neste domingo (8), com mais de 5 milhões de inscritos em todo o país. Para evitar contratempos e a eliminação, os participantes devem conferir os horários, documentos exigidos e materiais permitidos, conforme as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Calendário e horários
No primeiro domingo (8), serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No dia 15, os candidatos responderão às questões de Ciências da Natureza e Matemática. Cada área terá 45 questões.
– Abertura dos portões: 12h;
– Fechamento: 13h;
– Início das provas: 13h30;
– Término: 19h no dia 8 e 18h30 no dia 15.
Os horários seguem o fuso de Brasília. Participantes com tempo adicional terão até 20h no primeiro dia e 19h30 no segundo.
Documentos e materiais obrigatórios
É obrigatório apresentar documento oficial com foto, físico ou digital, além de caneta esferográfica preta com corpo transparente. São aceitos RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho válida e documentos digitais oficiais, como e-Título, CNH Digital e CIN.
Documentos digitais devem ser apresentados nos aplicativos oficiais ou no Gov.br. Fotografias e capturas de tela não são aceitas.
O Cartão de Confirmação de Inscrição é recomendado. Lanches e medicamentos também são permitidos, mas poderão passar por vistoria.
O que é proibido levar
Celulares, relógios, fones de ouvido, cigarros eletrônicos, lápis, borracha, corretivos, livros, anotações e acessórios como bonés e óculos escuros estão entre os itens proibidos durante a aplicação. Aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais.
O descumprimento das regras, inclusive tentativas de comunicação ou registro de imagens e sons da prova, pode resultar na eliminação do candidato.
Reaplicação e orientações finais
Candidatos prejudicados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas previstas no edital poderão solicitar a reaplicação, mediante análise individual do Inep.
Os participantes também devem conferir o caderno de questões antes de começar, utilizar caneta preta no cartão-resposta e na redação e entregar todos os materiais exigidos ao fiscal ao sair definitivamente da sala.
O gabarito oficial será publicado no portal do Inep até o décimo dia útil após a aplicação do segundo domingo. Conferir as orientações antecipadamente é fundamental para realizar o Enem 2026 sem imprevistos.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Agência Brasil
