As tarifas de energia elétrica no Brasil podem ter alta média de 9,4% em 2026, segundo nova projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgada na sexta-feira (18). O percentual é superior às estimativas de inflação para o ano.
A previsão considera o repasse de cerca de R$ 5,5 bilhões às distribuidoras do Norte e Nordeste. Os recursos são provenientes da repactuação de pagamentos pelo Uso de Bem Público (UBP) de usinas hidrelétricas e destinados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
O valor será distribuído entre 22 concessionárias, com mecanismos definidos pela Aneel para equilibrar os efeitos tarifários entre diferentes áreas de concessão.
Apesar da projeção nacional de 9,4%, o aumento efetivo da conta de luz não será igual para todos os consumidores. O reajuste dependerá da distribuidora e da região atendida.
Fontes: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Boletim InfoTarifas.
