
Várias frentes contra a mosca-de-estábulo no Agreste de Pernambuco
A praga do inseto conhecido como mosca-de-estábulo tem atingido de forma grave a agropecuária da cidade de Barra de Guabiraba, município do Agreste Central de Pernambuco, e tem acendido um sinal de alerta para produtores da região por estar causando muitos prejuízos. Várias frentes estão sendo formadas para tentar conter a infestação e uma delas foi o 1º Encontro Pernambucano de Prevenção e Combate à Mosca-dos-estábulos (Enpecom), que aconteceu na cidade.
O evento foi promovido pela Una Ambiental, em parceria com outros órgãos, e contou com a presença de pesquisadores e extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A realização se deu pela preocupação dos pecuaristas e produtores com a intensidade das moscas, por conta da perda de peso e qualidade de vida dos animais. Por isso, a pauta se mostra urgente.
“Temos que ter uma viabilidade o mais rápido possível no combate dessas moscas. Estamos sofrendo demais com essa praga”, disse João Tavares, representante da Una Ambiental. Segundo Liane Maranhão, pesquisadora do IPA, serão realizadas ações de pesquisa e manejo integrado à mosca-de-estábulo pelo órgão. Para isso, serão feitas algumas coletas para que se consiga pesquisa a proliferação da praga.
O encontro contou com várias palestras. Os pesquisadores da Embrapa (Gado de Corte), do Mato Grosso do Sul, Paulo Cançado e Thadeu Barros, especialistas na prevenção da praga, colocaram-se à disposição para auxiliar na prevenção da mosca. Hoje não existem produtos para combater a praga. “Não existem produtos que sejam suficientes para combater à mosca-dos-estábulos, muito menos fitoterápicos e fotoquímicos”, ressaltou Thadeu Barros.
Fiscalização
No encontro também foi debatido o procedimento pela Adagro para fiscalizar o transporte da cama de galinha, que é um adubo orgânico que está sendo questionado como provocador da mosca-de-estábulo em vários municípios da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco. A questão é que a utilização do produto traz prejuízos aos produtores rurais e à produção de bovinos.