
Cai para 66% a taxa de ocupação de UTIs públicas de covid-19 em Pernambuco
A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública destinados a pacientes com quadros respiratórios graves, com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus em Pernambuco, continua em queda. Neste sábado (03), com 1.760 leitos de UTIs, o Estado registra 66% de ocupação.
Em comparação com a semana passada, 26 de junho, na qual a o percentual era de 77% e 1.812 leitos, houve uma diminuição de 11%.
Os leitos da enfermaria também tiveram queda. Neste sábado (03), a taxa de ocupação é de 54% e a quantidade de vagas chega a 1.249. Na semana passada, a taxa estava em 60% e a quantidade de leitos em 1.261.
Hospitais privados
Nos hospitais privados, o cenário se repete. Mesmo com a redução no número de leitos, a ocupação nas UTIs da rede particular caiu. No dia 26 de junho, havia 76% de ocupação e 398 leitos disponibilizados. Atualmente, a taxa está em 68% e há 319 leitos disponíveis.
Queda na média móveis de casos
O boletim epidemiológico deste sábado (03) mostra que Pernambuco continua a tendência de queda nas médias móveis de casos e de mortes pela covid-19, há 12 e 13 dias, respectivamente. O indicativo, considerado a melhor forma de medir o comportamento da pandemia, contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.