
‘Eu sou gay’: governador do RS, Eduardo Leite recebe apoio de políticos nas redes após assumir orientação sexual
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recebeu mensagens de apoio e elogios ao assumir sua homossexualidade, na noite desta quinta-feira. O político gaúcho é o primeiro presidenciável a admitir publicamente ser gay. Ele vai disputar as prévias do PSDB para a candidatura à Presidência, em novembro. A informação foi dada no programa Conversa com Bial que foi ao ar nesta madrugada.
— Nesse Brasil, com pouca integridade, nesse momento, a gente precisa debater o que se é, para que fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro, e tenho orgulho disso, afirmou.
Até ontem, nenhum prefeito de capital, governador ou presidenciável havia se assumido gay no Brasil.
— Saio com meu namorado para jantar fora, não escondo isso de ninguém. Mas sempre ficava algum burburinho, algum tipo de ilação, a piadinha que o próprio presidente fez, os ataques feitos por outros políticos. Isso não é justo, não é correto, não é tolerável — afirmou Leite.
Na campanha para o governo, em 2018, apoiadores chegaram a cobrar que Leite aparecesse com uma namorada para dissipar a boataria. Em entrevista à revista ÉPOCA, em fevereiro do ano passado, o tucano disse que optara por não tratar desse assunto em suas manifestações públicas.
— Não respondo sobre esse tema, porque responder seria admitir que as pessoas têm o direito de perguntar, e isso não contribui em nada com a política e o que ela deve significar na vida das pessoas, disse, na ocasião.
Leite recebeu centenas de mensagens de apoio assim que sua homossexualidade foi divulgada. O nome do governador chegou em poucos minutos aos trending topics do Twitter e consta como terceiro assunto mais comentado na rede social.
Presidente nacional do PSDB, o ex-ministro Bruno Araújo parabenizou Leite: “Atitude corajosa e passa a focar na pauta que interessa aos brasileiros: Cuidar da qualidade de vida das pessoas. Aumentou meu respeito por ele”.