
Espécie de peixe invasora ameaça desequilibrar ecossistema após transposição do São Francisco
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba detalham a proliferação de uma espécie de peixe “invasora” na bacia do Rio Paraíba do Norte. Pesquisadores acreditam que esta espécie tenha chegado ao local a partir da transposição do Rio São Francisco, quando foi identificada pela primeira vez.
A Moenkhausia costae, que é conhecida popularmente como tetra fortuna, ameaça desequilibrar o ecossistema do rio, porque compete com outras espécies nativas. A proliferação da piaba pode ameaçar as espécies nativas. A pesquisa foi publicada no mês de maio na revista “Biota Neotropica”.
As obras da transposição do São Francisco começaram em 2007 e devem acabar em 2022. O projeto conduzido pelo Governo Federal envolve a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos que perpassam quatro Estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Coleta de dados e pesquisa
Os pesquisadores utilizaram alguns métodos para chegar aos resultados encontrados. Foram comparados a composição e frequência relativa de espécies de peixes do açude Poções. Os dados utilizados foram coletados antes e depois da transposição do rio São Francisco.